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O PROCESSO DE ELABORAÇÃO DOS CONCEITOS BIOLOGICOS E DO CONHECIMENTO DIDÁTICO DO CONTEÚDO MEDIADO PELO PROFESSOR FORMADOR DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Protocolo do SIGProj:   212784.1005.203073.18082015
De:30/09/2015  à  22/02/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Fernanda Zandonadi Ramos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  GAB/CCBS - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Este estudo objetiva investigar como ocorre o desenvolvimento, formação e/ou elaboração conceitual de conteúdos de Botânica e do saber fazer docente/pedagógico em licenciandos de um curso de Ciências Biológicas, de uma Universidade Federal localizada no estado de Mato Grosso do Sul, e analisar a influência da mediação conceitual e pedagógica do professor formador de Prática de Ensino em Botânica na constituição do saber fazer docente/pedagógico desses licenciandos. Para tal, as atividades desenvolvidas serão gravadas em áudio e/ou vídeo e os dados obtidos serão transcritos e avaliados por seus conteúdos e por meio de uma abordagem vigotskiana baseada na análise microgenética. Espera-se que os resultados obtidos possam servir como subsídios para a compreensão das contribuições e/ou limitações que a práticas pedagógicas do professor formador pode ocasionar tanto no Ensino Superior quanto na Educação Básica e, a partir disso, possamos elaborar estratégias de intervenção no processo de ensino-aprendizagem no contexto escolar.
Palavras-chave
   formação de professores, evolução conceitual, saberes docente.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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