«« Voltar
Monitoramento na capacitação em geotecnologias
Protocolo do SIGProj:   212527.1059.237804.07082015
De:30/09/2015  à  31/07/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Gabriel Coutinho Maciel Mendes
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  PROEC - Pró- Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários
Unidade de Origem
  DEX - Divisão de Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O sistema de informações geográficas (SIG's), principal instrumento do geoprocessamento, pode ser definido como uma coleção organizada de equipamento, código computacional e dados geográficos, projetado para capturar, armazenar, atualizar, manipular, analisar e apresentar todas as informações georreferenciadas. Além disso, permite um aspecto relevante no tratamento das informações e visualização de fenômenos. Sua junção com o sensoriamento remoto torna possível a adequação de imagens orbitais visando elaborar mapas e visualizar terrenos, constituindo-se numa importante ferramenta no estudo de recursos naturais. O desenvolvimento do trabalho ocorrerá na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), campus sede. Será realizado um minicurso e seu conteúdo será ministrado em três módulos: Básico, Intermediário e Avançado, seus principais objetivos serão proporcionar treinamento e implantar conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que buscam a conservação do meio ambiente. O material didático será confeccionado a partir da revisão bibliográfica, os dados serão obtidos em plataformas digitais e os softwares serão instalados nas máquinas do laboratório de geoprocessamento. Espera-se a capacitação e familiarização dos integrantes na utilização de software livres de geotecnologias e como medida economicamente viável foi adotada a utilização de ferramentas de geotecnologias para gestão de bacias hidrográficas, visando futura aplicação no curso de Engenharia Ambiental.
Palavras-chave
   Geoprocessamento, minicurso, recursos hídricos e SIG.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar