«« Voltar
Alfabetização e letramento na Educação Especial (Cópia) 10-04-2013 (Cópia) 25-06-2013 (Cópia) 22-07-2014 (Cópia) 05-08-2015
Protocolo do SIGProj:   212346.1068.86890.08082015
De:30/08/2015  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Cristiane Dias Martins da Costa
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  Codó - Campus de Codó
Unidade de Origem
  CCCN - Coordenação do Curso de Ciências Naturais
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto pretende contribuir para melhorar as competências de leitura e escrita dos alunos da Fundação Pestalozzi de Codó/Maranhão. Acreditamos que o domínio dessas competências são condição para que esses alunos possam participar ativamente na comunidade em que vivem. Para alcançar esse objetivo será realizada formação, acompanhamento e superviosionamento dos alunos bolsistas, no sentido de promover uma melhoria na qualidade do processo de ensino e aprendizagem, dando a oportunidade de aprimorarem suas capacidades e habilidades. Além disso, o projeto deverá permitir ao discente da UFMA que as pessoas, as famílias e os espaços sociais não são homogêneos e que as diferenças são enriquecedoras para o ser humano. Assim, a perspectiva da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão é de extrema relevância para a formação deste futuro profissional docente do Curso de Ciências Naturais e Humanas, que deve construir o conhecimento a partir de sua própria prática, pautando-se na reflexividade, devendo retornar à sociedade o saber construído, de forma estruturada, mobilizando conhecimentos para uma ação direcionada e contextualizada . As ações desse projeto serão realizadas na Fundação Pestalozzi e no Campus VI da Universidade Federal do Maranhão. As principais atividades desenvolvidas são: contações de histórias, oficinas de leitura literária, clube de leitura, palestras, visitas guiadas entre outras.
Palavras-chave
   Alfabetização, Letramento, Literatura, Educação Especial
Público-Alvo
  O público alvo do projeto serão os alunos da Fundação Pestalozzi de Codó. O trabalho de promoção da leitura beneficiará todos do turno da tarde. O trabalho mais específico com a alfabetização será realizado com os alunos indicados pela própria diretora da Fundação.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar