«« Voltar
Prevenção de quedas entre idosos estudantes da Universidade Integrada da Terceira Idade da Universidade Federal do Maranhão (UNITI-UFMA)
Protocolo do SIGProj:   212265.1068.131436.10082015
De:30/08/2015  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Katia Lima Andrade
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  DEMEDI - Departamento de Medicina I
Resumo da Ação de Extensão
  A queda é um evento frequente e limitante, o que coloca esta síndrome geriátrica como um grande problema de saúde pública. No Brasil, cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez ao ano. Aqueles que caem mais de uma vez têm cerca de três vezes mais chance de cair novamente. Sendo que, as lesões provocam um declínio na funcionalidade, aumento das institucionalizações, morbimortalidade, enorme prejuízo físico e psicológico aos idosos e uma redução da qualidade de vida. Assim, medidas de prevenção e promoção de saúde são importantes instrumentos para diminuir a ocorrência desses eventos, o que coopera para um envelhecimento saudável.Este projeto, já desenvolvido no ano de 2012 e cujos trabalhos ainda se encontram em execução, trata de uma atividade de Extensão desenvolvida pela Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia (LAGG-MA), do Departamento de Medicina I da Universidade Federal do Maranhão, constituindo um espaço de promoção da saúde, prevenção de quedas e redução da morbimortalidade entre idosos. Tem como objetivo realizar uma abordagem educativa sobre a prevenção de quedas junto à população da Universidade Integrada da Terceira Idade – UNITI, localizada no município de São Luís, através de palestras, oficinas, debates, acompanhamentos clínico, psicológico, odontológico e nutricional realizados por discentes e docentes da UFMA.Assim, constitui ferramenta necessária ao aperfeiçoamento do conhecimento acadêmico e prático em Geriatria/Gerontologia, alicerçado no trabalho multidisciplinar entre Medicina, Enfermagem, Odontologia e Nutrição. Atua na abordagem interdisciplinar em saúde, possibilitando troca de experiências, construção e disseminação de conhecimentos junto ao meio acadêmico e à comunidade.
Palavras-chave
   Geriatria, Promoção de saúde, Extensão Universitária, Educação em saúde
Público-Alvo
  O público-alvo será formado pelos 120 alunos regularmente matriculados na Universidade Integrada da Terceira Idade (UNITI) durante a vigência do projeto. Entende-se que, para cada idoso abordado sobre temas relativos à prevenção de quedas, pode-se ter acesso a pelo menos cinco pessoas por disseminação de conhecimentos, ou seja, 600 indivíduos. Assim, teremos um público-alvo abrangendo, no mínimo, 720 indivíduos.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   itamaraneves@gmail.com laggma.ufma@gmail.com
«« Voltar