«« Voltar
A ROBÓTICA PEDAGÓGICA LIVRE COMO FACILITADORA DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE DOURADOS-MS
Protocolo do SIGProj:   211915.976.99630.30072015
De:19/08/2015  à  31/07/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Dalton Pedroso de Queiroz
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Matemática - Coordenação do Curso de Matemática
Resumo da Ação de Extensão
  Apesar de muitas pesquisas indicarem a robótica educacional como sendo uma ferramenta que envolve questões multidisciplinares, portanto, rica pedagogicamente, ela infelizmente não faz parte do cotidiano das escolas brasileiras. A dificuldade para implantar essa área no processo ensino-aprendizagem passa por duas questões: a dificuldade financeira, que se dá basicamente pela falta de verbas para o financiamento dos materiais de manuseio dos alunos, pois não há como haver introdução no mundo da robótica sem uma prática e bem feita; assim como a dificuldade de se encontrar profissionais habilitados a desenvolver projetos educacionais baseados no uso da robótica que incentivem e motivem o desenvolvimento deste campo como ferramenta educacional. Tais dificuldades, financeiras e técnicas, aliadas ao alto custo dos kits proprietários de robótica, suas restrições de utilização e a falta de apoio pedagógico aos docentes, tem impedido que alunos com aptidões para ciências exatas (matemática e Física) e engenharias sejam “garimpados” nas escolas do ensino médio, justo quando esses alunos precisam decidir qual caminho seguir profissionalmente. Sendo assim, a solução para pelo menos uma das questões apresentadas é a utilização do lixo eletrônico, também conhecido como E-lixo, para construção de Kits baratos e eficientes para construção de robôs. Essa prática é conhecida como Robótica Pedagógica Livre. Nesse projeto o que se pretende é divulgar e demonstrar formas de usar a Robótica Pedagógica Livre como ferramenta investigativa e motivacional para professores e alunos do ensino médio das escolas públicas da cidade de Dourados- MS.
Palavras-chave
   Robótica, Lixo Eletrônico, Educação
Público-Alvo
  Alunos e Professores das Escolas Públicas de Dourados-MS que trabalhem com o Ensino Médio. Alunos e Professores dos Cursos de Licenciatura e Engenharias da UEMS, Unidade de Dourados.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   dalton@uems.br
«« Voltar