«« Voltar
Capacitação de usuários na utilização de ferramentas de Geotecnologias para gestão de bacia hidrográfica - Tecnologias Ambientais pela UEMS.
Protocolo do SIGProj:   211750.976.127327.04082015
De:31/08/2015  à  30/07/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Vinícius de Oliveira Ribeiro
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Engenharia Ambiental - Coordenação do Curso de Engenharia Ambiental
Resumo da Ação de Extensão
  Tendo em vista a atual demanda por profissionais capacitados na utilização de ferramentas de geoprocessamento, a equipe do Laboratório de geoprocessamento para aplicações ambientais elaborou uma Capacitação de usuários para utilização de ferramentas de Geotecnologias para gestão de bacia hidrográfica, sendo este uma alternativa economicamente viável. A capacitação será dividida basicamente em três módulos, apresentando atividades que irão desde a aquisição de dados ambientais gratuitos, o georreferenciamento de dados ambientais, a classificação automática de uma imagem de satélite, a extração cursos d´água e a delimitação de uma bacia hidrográfica a partir de um Modelo Digital de Elevação (MDE). Todas as alterações resultantes do uso inadequado da terra afetam os sistemas hídricos. A identificação destas áreas degradadas com vistas à preservação de recursos hídricos, em ambiente SIG, representa aos gestores uma importante ferramenta para as ações de planejamento, prevenção e recuperação de áreas impactadas. Além disso, as informações geradas poderão subsidiar planos de ações preservacionistas futuros, alavancando uma produção agrícola sustentável, recuperando o fluxo de água das nascentes bem como a flora e a fauna presentes nas Áreas de Preservação Permanente (APP´s), servindo assim de modelo para uso em outros municípios. Ao longo deste projeto, será possível a formação de mão de obra técnica especializada, tanto dos funcionários da área ambiental (Fiscais, consultores, proprietários rurais etc.), quanto dos alunos bolsistas e não bolsistas que farão suas monografias, teses e dissertações utilizando-se dos dados obtidos pelo presente estudo e de aplicação específica no Estado.
Palavras-chave
   Geoprocessamento, Geotecnologias, recurso hídricos e SIG.
Público-Alvo
  Comunidade docente e discente da Cidade Universitária de Dourados e comunidade externa (funcionários públicos da área ambiental, consultores, empresários e pessoas interessadas).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar