«« Voltar
PROJETO DE EXTENSÃO FerroNUTRI: ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVELCOM VISTAS À PREVENÇÃO DA ANEMIA FERROPRIVA EM CRIANÇAS DE 6 A 23 MESES DE IDADE
Protocolo do SIGProj:   211507.1068.213468.23072015
De:30/08/2015  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Sueli Ismael Oliveira da Conceicao
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  CCBS - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde
Unidade de Origem
  DCF - Departamento de Ciências Fisiológicas
Resumo da Ação de Extensão
  A anemia caracteriza-se por ser uma deficiência do tamanho e do número de eritrócitos circulantes no sangue, desencadeando a redução da oxigenação dos tecidos do organismo. É considerado um problema moderado de saúde pública no Brasil e de elevada gravidade no estado do Maranhão e no município de São Luís, acometendo mais as crianças menores de dois anos de idade. O projeto de extensão tem como objetivo qualificar os profissionais da Atenção Básica de Saúde do município de São Luís para a promoção da alimentação complementar adequada e saudável, com vistas a combater a anemia em crianças de seis a 23 meses de idade. Profissionais da Atenção Primária em Saúde, vinculados a duas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de São Luís, serão capacitados para promoverem a alimentação complementar adequada e saudável, com ênfase no consumo de alimentos fontes de ferro. Os profissionais qualificados assumirão o compromisso de orientar as mães ou responsáveis pelas crianças de seis a 23 meses de idade, assistidas nas UBS, para a adoção de práticas de alimentação complementar adequada e saudável, com ênfase no consumo de alimentos fontes de ferro. A melhoria da alimentação complementar e a mudança dos hábitos alimentares das crianças, possivelmente, contribuirão com impactos positivos na saúde infantil e, consequentemente, na redução da anemia nutricional no grupo.
Palavras-chave
   Anemia, Alimentação, Nutrição da Criança, Atenção Primária à Saúde
Público-Alvo
  Profisionais da ATenção Básica de Saúde e mães ou responsáveis pelo cuidado da saúde da criança de 6 a 23 meses de idade, assistidas nas Unidades Básicas de Saúde do município de São Luis.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   A divulgação será promovida nas UBS pelos diretores e na comunidade pelos Agentes Comunitários de Saúde e Enfermeiros do PSF. SErão, também, fixados catazes nas UBS, nas Associações de bairros e nas Igrejas próximas às UBS. SErá, também, divulgado em rádios comunitárias e na Radio Universidade.
«« Voltar