«« Voltar
Projeto Semeando Saberes com propostas de educação ambiental e de defesa do patrimônio
Protocolo do SIGProj:   211478.1068.230222.23072015
De:30/08/2015  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  José Alberto Pestana Chaves
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  REITORIA - REITORIA
Unidade de Origem
  COLUN - Colégio Universitário da UFMA
Resumo da Ação de Extensão
  O despertar da consciência ambiental é um tema que vem sendo discutido com grande frequência na atualidade. Nesse viés, professores e técnicos-administrativos do Colégio Universitário da UFMA desenvolvem o projeto “Semeando Saberes”, que possibilita a reflexão sobre a preservação e defesa do patrimônio escolar e sobre a importância da organização e preservação do meio em que se vive. O referido projeto desenvolve desde o ano de 2011 algumas ações concretas relacionadas à difusão de boas práticas ambientais junto à comunidade acadêmica tais como, exposição fotográfica de situações reais observadas no espaço da escola, de organização e de cuidados com a limpeza e o ambiente escolar; apresentação de palestras e vídeos educativos com foco na questão ambiental; desenvolvimento de oficinas de reciclagem (papel e óleo de fritura); fixação de placas e cartazes educativos; aquisição de mudas para arborização do entorno da escola e a realização das “Semanas de Meio Ambiente”, com ampla divulgação e participação da sua comunidade acadêmica nas palestras, oficinas, minicursos e demais ações, sempre objetivando posturas como a conservação ambiental, defesa do patrimônio escolar, racionalidade no consumo dos bens e a minimização no desperdício. Compreende-se, portanto, que as ações desencadeadas nestas propostas pretendem de forma interdisciplinar se expandir além dos muros da escola, iniciando o processo de conscientização de outras comunidades acerca da construção de um mundo ecologicamente equilibrado e voltado para a defesa da cidadania, ao possibilitar uma compreensão dos problemas existentes, da sua responsabilidade e do seu papel crítico como cidadãos.
Palavras-chave
   Meio ambiente, Patrimônio público, Educação ambiental
Público-Alvo
  Alunos, pais do Colégio Universitário e demais membros que compõem a comunidade escolar desta Instituição. Alunos, professores e técnicos do Centro de Ensino Antonio Ribeiro da Silva (escola da rede estadual de ensino).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Colégio Universitário. Endereço: Cidade Universitária - Avenida dos Portugueses, 1966. Bacanga. São Luís/MA. Fones: 3272 8117 / 3272 8165 C.E. Antonio Ribeiro da Silva Endereço: Avenida do Contorno, S/N - Sá Viana. São Luís/MA. Fone: 3242 9237
«« Voltar