«« Voltar
PERFIL DO CONHECIMENTO TÉCNICO NA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS NA MICRORREGIÃO DO BAIXO PARNAÍBA MARANHENSE
Protocolo do SIGProj:   211352.1068.235658.01082015
De:30/08/2015  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Geraldo Cesar Zambrzycki
Instituição
  UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Unidade Geral
  Chapadinha - Centro de Ciências Agrárias e Ambientais
Unidade de Origem
  Coordenação do Curso de Agronomia - Coordenação do Curso de Agronomia
Resumo da Ação de Extensão
  Resumo: O Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos. Os prejuízos causados pelo uso inadequado dos agrotóxicos ultrapassam o campo econômico, ganhando dimensão social e exigindo elevadas verbas públicas e privadas para atendimento médico hospitalar dos usuários que entram em contato, direto ou indireto, com esses produtos. Um nível de conhecimento do operador das máquinas destinadas a esse fim é fundamental para diminuição desses riscos, garantindo qualidade da aplicação. O objetivo deste trabalho será levantar dados referentes ao grau de conhecimento do trabalhador rural sobre a aplicação de agrotóxicos. O experimento será conduzido em comunidades agrícolas na microrregião do baixo Parnaíba maranhense. Os dados serão organizados, tabulados, e posteriormente transformados em frequências relativas (%) e dispostos em gráficos comparativos. Será realizado um treinamento piloto, sendo atendidos quinze agricultores como etapa inicial de um trabalho de extensão Dialogara-se com os agricultores por meio de vivências individuais, a partir das quais serão debatidas a utilização dos pulverizadores agrícolas, as normas de segurança, a obrigatoriedade da utilização de equipamentos de proteção individuais (EPI’s) adequados e o uso indiscriminado de agrotóxicos. Será aplicado um questionário constituído de questões envolvendo relatos de acidentes ocorridos com os trabalhadores durante as operações de aplicação de agrotóxicos. Os treinamentos servirão para suprir à demanda social de capacitação a Norma Regulamentadora 31 do Ministério do Trabalho e Emprego.
Palavras-chave
   tecnologia de aplicação, acidente de trabalho, NR 31, saúde trabalhador
Público-Alvo
  Aproximadamente 182 participantes, constituídos de 105 agricultores, 30 discentes da UFMA/CCAA, 15 alunos de Escolas técnicas e 15 participantes de movimentos sociais.
Situação
  Atividade
Contato
   Endereço Postal Universidade Federal do Maranhão - UFMA Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - Campus Universitário CCAA - Colegiado de Engenharia Agrícola - BR-222, KM 04, S/N, Boa Vista. CEP 65500-000, Chapadinha-MA, Brasil Telefone e e-maiL Telefone/ Fax: +55 (98) 3471-1201 E-mail: ccaa@ufma.br
«« Voltar