«« Voltar
Literatura Infantil e Gênero: a construção da identidade feminina em A Bolsa Amarela e Sapato de Salto de Lygia Bojunga
Protocolo do SIGProj:   211252.973.81867.23072015
De:31/07/2015  à  01/10/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Eliandra Lanfredi Bottin
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Farroupilha - Câmpus Farroupilha - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Durante um largo espaço de tempo, houve poucas mulheres reconhecidas como escritoras no Brasil, em virtude das dificuldades decorrentes do fato de se tratarem de vozes que se erguiam em um ambiente dominado por homens. A crítica feminista tem mostrado que o modo de representação da mulher na literatura de autoria feminina tem se libertado dos estereótipos vinculados ao patriarcalismo. Em vista disso, pretende-se fazer um estudo nas obras A Bolsa Amarela e Sapato de salto, da autora Lygia Bojunga, analisando a construção da identidade feminina. Outro ponto a ser analisado é o contexto sócio-histórico-cultural-regional, para isso serão levados em conta os valores patriarcais, sexuais, sociais, regionais além de sentimentos e opressão. Até que ponto o meio pelo qual as personagens estão inseridas, influencia para a caraterização da identidade das mesmas. Nas obras literárias infanto-juvenis, o gênero pode ser definido como um constructo cultural que tipifica atitudes e comportamentos específicos de cada sexo. Embora o termo gênero possibilite a abordagem de temas tanto sobre homens como sobre mulheres, na prática, as questões de gênero referem-se, em geral, a estudos feministas. Há muitos fatores que interferem, influenciam ou colaboram no processo de construir-se, identificar-se, de representar-se a partir de determinadas identificações, como a educação, o meio social, o tempo histórico, as relações políticas marcadas pela historicidade, nesta perspectiva, busca-se identificar alguns desses fatores nas obras em questão.
Palavras-chave
   Literatura, Gênero, Identidade, Cultura.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar