«« Voltar
O (re) conhecimento das ações e princípios farmacológicos das principais drogas administradas na pediatria e neonatologia do Hospital Municipal Rio das Ostras e suas implicações pelos Enfermeiros
Protocolo do SIGProj:   210997.1113.201054.28012016
De:29/02/2016  à  31/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Aline Cerqueira Santos Santana da Silva
Instituição
  UFF - Universidade Federal Fluminense
Unidade Geral
  PURO - Polo Universitário de Rio das Ostras
Unidade de Origem
  REN - Departamento de Enfermagem
Resumo da Ação de Extensão
  O despertar para o desenvolvimento deste projeto de extensão emergiu da observação realizada durante a disciplina de ensino teórico prático nas unidades de internação da emergência pediátrica e berçário, em um hospital municipal do Norte Fluminense do Rio de Janeiro junto aos discentes. Nele são atendidos os mais diversificados diagnósticos, onde todos os pacientes admitidos é submetido a terapia intravenosa. Assim, considero de grande relevância ressaltar que o presente projeto dialoga com outros dois projetos, são eles: projeto de extensão uma integração do Campus Universitário de Rio das Ostras com o Hospital Municipal Rio das Ostras” como proposta de terapia intravenosa segura e duradoura com vistas a capacitar e habilitar o profissional enfermeiro na implantação do cateter central de inserção periférica (PICC) e um de pesquisa em que realizou o mapeamento dos fatores que predispõem a perda de acesso venoso periférico e seu impacto para clientela adulta e pediátrica. O interesse no desenvolvimento de estudos sobre terapia intravenosa repousa sobre a incidência de erros relacionados à utilização de medicamentos que podem resultar sérias consequências para o paciente e sua família, como gerar incapacidades, prolongar o tempo de internação e de recuperação, expor o paciente a um maior número de procedimentos e medidas terapêuticas, atrasar ou impedir que reassumam suas funções sociais, e até mesmo a morte. O Institute of Medicine destaca que ocorrem cerca de 7.000 mortes ao ano nos Estados Unidos da América, provocadas por erros de medicação. Nesta vertente justifica-se toda e qualquer iniciativa de estudos nesta esfera.
Palavras-chave
   enfermagem pediatrica, administração intravenosa, acesso venoso
Público-Alvo
  Equipe de enfermagem do Hospital Municipal Rio das Ostras lotados nas unidades de internação da emergência pediátrica e berçário.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Além do recado anexado ao livro de ordens e ocorrências de cada setor (pediatria e berçário) será estabelecido recados no mural de cada setor, além do contato pessoal estabelecido entre a equipe de enfermagem envolvida e o pesquisador e os alunos.
«« Voltar