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AVALIAÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL PELO CONSUMIDOR E MEDIÇÃO DO SEU EFEITO SOBRE ATITUDE E INTENÇÃO DE COMPRA: UM ESTUDO CROSS-CULTURAL
Protocolo do SIGProj:   210980.1005.224578.08082015
De:12/02/2015  à  29/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Claudia Macedo Pires
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  ESAN - Escola de Administração e Negócios
Unidade de Origem
  PPGAD - Programa de Pós-Graduação em Administração
Resumo da Ação de Extensão
  A Responsabilidade Social Empresarial (RSE) tornou-se um tema recorrente no âmbito das empresas ao longo da última década. Há cada vez mais evidências de que uma postura ética pela empresa pode influenciar positivamente o comportamento do consumidor. A maioria dos estudos sobre a perspectiva do consumidor em relação à RSE tem sido realizada em países desenvolvidos. No entanto, os resultados dessas pesquisas não podem ser generalizados sem a devida validação. Além disso, as diferenças culturais podem ser as causas das diferentes percepções do consumidor e, consequentemente, da importância atribuída à RSE no comportamento de compra. Por esses motivos, este estudo adotará uma perspectiva cross- cultural, cujo objetivo será analisar como a RSE é avaliada por consumidores brasileiros e peruanos, e qual é a relação dessa avaliação com a atitude e a intenção de compra desses consumidores frente às ações de RSE. Este estudo de natureza predominantemente quantitativa é caracterizado como pesquisa descritiva, quanto aos fins, e como pesquisa de campo e bibliográfica, quanto aos meios. Para alcançar o objetivo proposto, será adotado o modelo desenvolvido por Parada et. al. (2014), e os dados serão analisados por meio da análise fatorial confirmatória, modelo de equações estruturais, Teste T e Teste de Invariância.
Palavras-chave
   Responsabilidade Social Empresarial, estudo cross- cultural, comportamento do consumidor
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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