«« Voltar
Leitura e escrita na escola
Protocolo do SIGProj:   210862.976.3986.16072015
De:31/07/2015  à  30/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Sandra Espíndola Macena
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Letras-Português - Coordenação do Curso de Letras-Port/Esp
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta visa oferecer ás crianças do 4o e do 5o ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Neil Fioravante - Caic (Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente, uma roda de leitura, produção de texto e exercícios de ortografia. A partir de uma sequência didática que envolve a exploração da leitura de textos infantis de forma oral e escrita, sua (re)produção em textos em que as crianças trabalharão em conjunto e exercícios ortográficos relacionados aos textos envolvidos, as crianças serão levadas a perceber a relação intrínseca da linguagem oral e escrita em vários âmbitos. Solé (1998) afirma que a leitura constitui-se num processo de interação leitor/texto e que há sempre um objetivo a guiar a leitura de qualquer texto. A intenção deste trabalho é escolher textos que apresentem às crianças os objetivos pelos quais eles estão em contato com esses gêneros dentro muitos outros, bem como apontar que questões linguísticas, como as ortográficas, são partes constituintes do textos e não são partes exteriorizadas deles. Escolhemos focalizar as questões ortográficas porque percebemos que há carência desse trabalho tão importante para uma alfabetização de qualidade tanto quanto a própria leitura.
Palavras-chave
   Leitura.Produção de Texto. Ortografia.
Público-Alvo
  O público alvo será crianças do quarto e quinto ano do ensino fundamental.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar