«« Voltar
1) Educação Intercultural e Juventude: diálogos entre a Escola Itaty da Aldeia Guarani do Morro dos Cavalos e o IFSC/Câmpus São José
Protocolo do SIGProj:   210672.1055.192616.02072015
De:31/08/2015  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Fernando Gonçalves Bitencourt
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CSJ - Campus São José
Unidade de Origem
  DEPE - Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  As pressões sociais vividas por indígenas em todo Brasil têm gerado a necessidade de se ampliar o diálogo para o mútuo entendimento, suporte do reconhecimento das diferenças. Tomado este pressuposto, esta ação de extensão objetiva proporcionar o diálogo intercultural, ao estabelecer parceria entre o IFSC/Câmpus São José e a ALDEIA GUARANI TEKOA ITATY - (Palhoça/SC), para partilhar os conhecimentos sobre juventude, bem como desenvolver elementos didáticos-pedagógicos para intervenção escolar. Para que tais objetivos se cumpram serão realizadas atividades conjuntas (reuniões de estudo, oficinas, aulas...), a cada quinze dias, envolvendo os temas acordados desde a perspectiva intercultural (Guaranis e Brancos) e interdisciplinar (Antropologia, Biologia, História e Sociologia). Quanto ao tema específico desta proposta, juventude, o estreito contato dos jovens Guaranis com a sociedade não indígena tem operado modificações nas práticas e representações acerca do que é ser jovem, o que tem gerado a necessidade de formação destes indígenas para as novas relações sociais. Por outro lado, a medida que as minorias ocupam os espaços que lhes são de direito, torna-se imperativo formar nosso discentes para a diferença e a diversidade. Por fim, ao estreitarmos laços e formarmos parcerias com as comunidades indígenas, atuamos para realizarmos as políticas nacionais vigentes ao mesmo tempo em que formamos nossas comunidades para vida em comum.
Palavras-chave
   Objetivos do milênio, comunidades indígenas, ação afirmativa, educação, gênero
Público-Alvo
  O público do projeto envolve os alunos da Escola Itaty e do IFSC/Câmpus São José, além de seus professores e membros interessados das comunidades (Aldeia e IFSC)
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   ferbit@ifsc.edu.br karinep@ifsc.edu.br
«« Voltar