«« Voltar
História e memória em debate: jornada IFSC de estudos sobre memória coletiva e patrimônio histórico de Araranguá e região.
Protocolo do SIGProj:   210567.1055.132664.02072015
De:31/08/2015  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Alexandre Rocha
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CAR - Campus Araranguá
Unidade de Origem
  CERE - Coordenadoria de Extensão e Relações Externas
Resumo da Ação de Extensão
   Na região do extremo sul catarinense os temas associados às áreas de história, memória e patrimônio histórico carecem de ações em nível da maior urgência, considerando-se que são poucas, talvez raras as iniciativas que colocam em pauta estes temas, enquanto, por outro lado, diversas outras representações, a maioria delas efêmeras e desvinculadas do processo histórico-cultural, ocupam privilegiados espaços em projetos, eventos e meios midiáticos, inclusive por iniciativa dos poderes públicos. Este não é um fenômeno apenas regional, mas global, uma vez que é parte de um processo, que agora acentua-se e acelera-se por diversos motivos, os quais precisam ser conhecidos e suas consequências refletidas e problematizadas. Por meio desta proposta percebe-se uma perspectiva de introdução dos temas numa agenda local com repercussão e alcance regional. A dimensão prática desta ideia configura-se em uma jornada mensal de eventos temáticos com duração de 12 meses, segundo o cronograma do projeto. Nesta jornada constam conferências, fóruns, palestras seguidas de mesas redondas e oficinas. De tais encontros prospecta-se o conhecimento, análise e o reconhecimento do patrimônio histórico regional, seus valores e bens culturais coletivos, com indicativo de elaborar-se um inventário crítico que indique proposições diversas em favor da potencialidade identificada. Para além do puro preservacionismo saudosista, a proposta busca a legitimação e a afirmação da identidade histórico-cultural regional visando a sua proteção e a coletivização e difusão dos saberes, tendo em vista o desenvolvimento humano nos âmbitos social, econômico e cultural.
Palavras-chave
   História, Memória, Cultura, Patrimônio Histórico, Identidade.
Público-Alvo
  Docentes e discentes do IFSC, das escolas de ensino médio, das instituições de ensino superior; membros de entidades comunitárias e de representação; associações culturais, grupos artísticos, associações de moradores, entidades ambientalistas.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   Os contatos para divulgação são os mais diversos, compreendendo-se a imprensa de um modo geral, as mídias sociais, as malas diretas internas e externas, entre tantos outros meios possíveis .
«« Voltar