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Língua Inglesa: Nível Básico (*O presente projeto já teve sua oferta aprovada pelo CEPE, mas, em Jaraguá do Sul, ainda não conta com o apoio financeiro da Instituição)
Protocolo do SIGProj:   209588.1055.212228.30062015
De:31/08/2015  à  30/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Ana Cecília da Gama Torres
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CJS - Campus Jaraguá do Sul
Unidade de Origem
  CERE - Coordenadoria de Extensão e Relações Externas
Resumo da Ação de Extensão
  A presente proposta visa educar em língua estrangeira (inglês) tendo em vista contribuir para um processo formativo amplo: (a) enfocar a importância da interrelação entre as práticas de letramento em língua materna e língua estrangeira para que essas se fortaleçam mutuamente; (b) empregar a língua estrangeira de forma contextualizada, pois o bom convívio social em diferentes situações envolve a percepção da linguagem situada em seu tempo e espaço (KERN, 2009); (c) empregar a língua estrangeira como forma de acesso a outras culturas, outras formas de comunicação e às novas tecnologias com a finalidade de ampliar os horizontes culturais e acadêmicos dos discentes (Orientaçoes Curriculares, MEC, 2006); (d) permitir a reflexão dos discentes acerca do lugar que ocupam nos processos de globalização: se estão incluídos ou excluídos (Orientaçoes Curriculares, MEC, 2006); (e) contribuir para a tolerância à diversidade cultural e linguística e, consequentemente, para o desenvolvimento humano (parte-se do pressuposto que à medida que passamos a contemplar o outro, podemos compreender melhor a nós mesmos); (f) conscientizar os discentes não apenas para as dimensões linguísticas (léxico, morfossintaxe, semântica, etc.), mas para a percepção das linguagens (materna/ estrangeiras) como bens culturais; (g) conscientizar os discentes para os aspectos cognitivos (habilidades de ativar, criar e transformar conhecimentos, de planejamento, de monitoração, e revisão) e socio-culturais envolvidas nos processos de aquisição da linguagem (KERN, 2009).
Palavras-chave
   letramentos em língua estrangeira, desenvolvimento humano, bens culturais, tolerância à diversidade, aquisição de linguagens
Público-Alvo
  Qualquer aluno da comunidade externa - a partir de 13 anos- que já tenha completado o oitavo ano do ensino fundamental, discentes do IFSC que já tenham completado o oitavo ano do ensino fundamental, TAES e a comunidade escolar.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   http://www.ifsc.edu.br/campus-jaragua Avenida Getúlio Vargas, 830- centro Jaraguá do Sul -SC cep 89 251 000 fone: 47 3276 8700
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