«« Voltar
Assistentes Inteligentes: identificando alunos em risco e perfil do professor
Protocolo do SIGProj:   208895.1047.115402.28052015
De:02/08/2015  à  02/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Júlia Marques Carvalho da Silva
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Bento Gonçalves - Câmpus Bento Gonçalves - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Os assistentes inteligentes consistem em soluções computacionais que visam auxiliar o professor em suas diversas tarefas dentro de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Eles podem automatizar tarefas repetitivas ou orientar o professor, utilizando dados do próprio sistema. Como consequência, o professor pode se dedicar mais às atividades onde seu papel é imprescindível, como na elaboração do curso e assistência aos alunos. O conceito de assistentes inteligentes não é recente, entretanto, sua aplicação na prática ainda não vem sendo muito explorada; uma vez que as pesquisas enfocam mais nas necessidades do aluno, e por ora esquecem que o professor também é sujeito importante no processo de ensino e aprendizagem. A presente proposta está vinculada ao projeto aprovado em edital CNPq-SETEC/MEC No 17/2014 - Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica; onde etapa visa o desenvolvimento de dois assistentes: (1) relatório para identificação de alunos propensos a não concluir os estudos, e (2) relatório diagnóstico das habilidades docentes atuando em um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Ainda, o desenvolvimento dos assistentes será realizado por alunos do ensino médio técnico, visando a aplicação de seus conhecimentos e inserção na iniciação científica e tecnológica.
Palavras-chave
   Alunos não concluintes, perfil do professores EaD, LMS, Moodle
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar