«« Voltar
CONSUMO SUSTENTÁVEL: ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS
Protocolo do SIGProj:   208567.1047.112213.01062015
De:02/08/2015  à  02/08/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Silvana Saionara Gollo
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto de pesquisa trata do tema 'Consumo Sustentável', enfatizando a análise do comportamento do consumidor no processo de compra e consumo de produtos sustentáveis. O consumo sustentável é uma nova visão de consumo, relacionada a um dos pilares do marketing holístico: o marketing socialmente responsável. Segundo Ribeiro e Veiga (2012), o consumo sustentável refere-se a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos naturais, a utilização de materiais e equipamentos até o fim de sua vida útil, a reutilização sempre que possível e a correta destinação de materiais para reciclagem no fim do ciclo de vida dos produtos. Em uma visão mais ampla, Tadeu et al. (2012) afirma que ser sustentável é muito mais do que se referir apenas ao meio ambiente, preocupando-se, também com aspectos econômicos e sociais, na busca do bem estar da geração presente e da futura. O projeto de pesquisa objetiva analisar o comportamento do consumidor no processo de compra e consumo de produtos sustentáveis. A pesquisa classifica-se como quantitativa e descritiva, e o método será o de Levantamento do Tipo Survey, na qual busca-se mensurar o perfil dos consumidores, seus hábitos e motivos de compra e consumo. O público-alvo será o consumidor de produtos sustentáveis, da região do Alto Uruguai Gaúcho, contemplando o estudo em 32 Municípios. A amostra será calculada com nível de significância de 95%, erro padrão de 3%. Os dados serão analisados de forma quantitativa, através de cálculos estatísticos, com o uso do sistema estatístico SPSS,
Palavras-chave
   Consumo Sustentável, Comportamento do Consumidor, Sustentabilidade.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar