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A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO SECUNDÁRIO EM PERSPECTIVA REGIONAL: MATO GROSSO E MINAS GERAIS (1850 A 1950) - POR UMA HISTÓRIA COMPARADA DA EDUCAÇÃO
Protocolo do SIGProj:   208354.1005.234962.24062015
De:12/08/2013  à  29/06/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Fernando Vendrame Menezes
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto destina-se a apresentar a proposição de um estudo de pesquisa em nível de Doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. A pesquisa buscará desenvolver um estudo histórico comparado sobre o processo de implementação do ensino secundário em quarto cidades (Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá e Uberlândia), de dois estados (Mato Grosso e Minas Gerais), entre os anos de 1850 e 1950. Objetiva-se perceber as possíveis relações entre o processo de estabilização territorial e econômica destas cidades com a constituição de uma demanda por ensino secundário. Percebe-se uma lacuna de estudos que investigam o ensino secundário como uma modalidade da escolarização brasileira a partir de seu processo de implementação, concentrando-se os estudos em investigações sobre instituições escolares ou disciplinas escolares no âmbito desta modalidade. Nota-se também um número pequeno de estudos que investigam numa perspectiva histórica-comparada os caminhos percorridos pela escolarização secundária nas diferentes regiões do país. Neste sentido, o estudo proposto visa avançar nas discussões sobre tais temáticas, contribuindo para o fortalecimento dos estudos em História Comparada da Educação.
Palavras-chave
   Ensino secundário, História Comparada da Educação, História da Educação
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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