«« Voltar
Acesso às Geometrias
Protocolo do SIGProj:   208076.1048.227488.15052015
De:14/06/2015  à  14/11/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Renato Douglas Gomes Lorenzetto Ribeiro
Instituição
  IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Unidade Geral
  PRX - Pró Reitoria de Extensão
Unidade de Origem
  CAR - Caraguatatuba
Resumo da Ação de Extensão
  O curso visa discutir propostas de auxílio ao ensino de Geometria Plana na Educação Básica, utilizando como recurso as geometrias não-euclidianas (GNE). Serão abordados tópicos de introdução às GNE, com foco na Geometria do Táxi. Em um primeiro momento, os docentes serão levados a investigar a Geometria do Táxi, explorando a relação de distância dada em sua definição. Ficarão evidenciadas diversas consequências da definição, o que envolvem resultados que desafiam o senso comum a respeito das figuras geométricas e a negação de axiomas da Geometria 'tradicional', Euclidiana. A partir da comparação entre as geometrias, espera-se discutir que a partir de propostas educativas relacionadas às GNE, é possível tornar a aprendizagem da Geometria significativa. Na segunda etapa, serão debatidas possíveis propostas de atividades para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.
Palavras-chave
   Ensino de Geometria, Geometria do Táxi, Geometrias Não-Euclidianas, Geometria Analítica
Público-Alvo
  Professores de matemática da Educação Básica, das redes pública e privada, atuantes no litoral norte do Estado de São Paulo.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar