«« Voltar
DISCURSOS CIENTÍFICOS SOBRE A PROBLEMATIZAÇÃO DA HOMOFOBIA NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: ENUNCIADOS E PROBLEMATIZAÇÕES
Protocolo do SIGProj:   207930.1005.2351.12052015
De:30/06/2015  à  06/12/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Marcelo Victor da Rosa
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Embora as sexualidades estejam presentes de todas as formas e em suas diversas manifestações contemporâneas, ainda existe a necessidade de se pensar/repensar as diferentes expressões como a mesma vem sendo problematizada em distintos campos discursivos. Esta proposta de pesquisa tem por objetivo geral investigar os enunciados que formam discursos científicos sobre a temática da homofobia particularmente na educação escolarizada, a partir da análise de diversos campos discursivos científicos que circulam na área da Educação. A pesquisa se configura como sendo uma análise foucaultiana de discursos voltada para a emergência de diferentes enunciados, que possibilitam entender como a homofobia é problematizada na educação escolarizada. Os diferentes campos discursivos a serem estudados referem-se a entidades acadêmicas, bases de dados, revistas especializadas e eventos acadêmico-científicos. Pretendemos analisar os jogos enunciativos que se cruzam e articulam o discurso homofóbico nas produções acadêmicas desta área epistemológica. Assim, o problema de pesquisa fica caracterizado da seguinte maneira: Que enunciados formam os discursos científicos sobre a homofobia, considerando os diversos campos de discursividade científica que atravessam a área da Educação? A hipótese central deste estudo é que a partir do lançamento de uma política nacional de combate a homofobia, o programa federal Brasil sem Homofobia, a homofobia passa a se configurar como uma problemática, e com isso, diferentes campos discursivos, entre esses, várias ciências vem estudando os diferentes enunciados que formam essa temática na educação escolarizada, pulverizando enunciados conservadores e outros que buscam a resistência.
Palavras-chave
   Educação, Homofobia, Discursos, Enunciados
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar