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AS REPRESENTAÇÕES DE TERRA E EXCLUSÃO/INCLUSÃO NA NARRATIVA DE PASCOAL COÑA: TESTEMUNHO DE UM CACIQUE MAPUCHE
Protocolo do SIGProj:   207877.1005.25828.11052015
De:29/03/2014  à  29/03/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Cristiane Pereira de Morais e Sousa
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Nesta pesquisa, temos como objetivo geral contribuir para a discussão sobre a inclusão dos povos indígenas e de sua luta pela terra, especialmente o indígena mapuche (Chile), e descrever como o seu modo de vida incide na sua constituição identitária; outrossim, problematizar o discurso oficial acerca do indígena e promover o incentivo a novas práticas sociais nos estudos da língua(gem). Sob a perspectiva da Análise do Discurso (AD) de origem francesa, do método foucaultiano, em diálogo com as questões culturais, propomos uma interlocução com distintas disciplinas, numa perspectiva transdisciplinar (CORACINI, 2010), argumentando a favor da heterogeneidade teórica. No que tange à coleta do corpus, analisaremos recortes discursivos selecionados a partir da narrativa do indígena mapuche Pascual Coña, no livro 'Lonco Pascual Coña: testimonio de un cacique mapuche'. Para tanto, buscaremos, na materialidade linguística, nas regularidades dos enunciados e nas formações discursivas, os possíveis efeitos de sentido na constituição do imaginário desse indígena sobre as representações de terra, exclusão/inclusão, sobre o (con)viver com o outro, com a sua cultura, os quais podem apontar traços da constituição de sua subjetividade e de sua identidade. Portanto, problematizar e discutir a narrativa de Lonco Pascual Coña, os efeitos da migração indígena na constituição da identidade em tempos de globalização é mister. Ademais, esperamos que esta pesquisa possa instigar outros pesquisadores, a academia, a problematizar a vida social, as práticas sociais vividas pelas pessoas de carne e osso no cotidiano para que, assim, possam compreender as práticas sociais em que a linguagem tem papel crucial.
Palavras-chave
   Identidade, Análise do Discurso, Indígena Pascoal Coña
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
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