«« Voltar
DISCURSO DO PROJOVEM URBANO E REPRESENTAÇÕES DE JOVENS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA TIA EVA
Protocolo do SIGProj:   207260.1005.233450.30062015
De:16/04/2014  à  16/04/2018
 
Coordenador-Extensionista
  Suany Oliveira de Moraes
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  Este projeto de pesquisa tem por objetivo, principal, investigar o discurso de um documento oficial do Projeto Pedagógico Integrado (PPI) do Projovem Urbano, do governo federal, e as representações de jovens egressos do curso de educação para jovens e adultos, da escola estadual Antônio Delfino Pereira, localizada na comunidade quilombola “Tia Eva”, em Campo Grande, MS. Trata-se de uma comunidade negra e centenária, localizada no Jardim Seminário. Tal comunidade teve, como marco da preservação da identidade local, o seu reconhecimento como Comunidade Remanescente de Quilombo, pela Fundação Palmares, em 2008. Tomando como pressupostos teóricos a Análise do Discurso de linha francesa (AD), este projeto visa investigar e confrontar as representações do discurso de um documento oficial – o “Manual do Educador” – que se constrói como uma proposta de inclusão e promotora de participação cidadã, como também o discurso do aluno egresso, já formado pelo projeto, em sua primeira turma, no ano de 2015. Por meio dessas representações identitárias, mobilizaremos, também, conceitos atinentes à discursividade, tais quais: o interdiscurso, a memória e as formações discursivas que emergem do discurso do jovem estudante excluído por ser negro, pobre e pouco instruído. Esperamos avaliar se os objetivos socioeducacionais e profissionais, postos como metas a serem atingidas pelo PPI serão, de fato, concretizados no mercado de trabalho globalizado e, ainda, excludente.
Palavras-chave
   Projovem Urbano, Comunidade Tia Eva, Representações identitárias
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
  
«« Voltar