Antropologia Literária e Habilidades Sociais Educativas: empoderando a formação de licenciandos em Letras
Protocolo do SIGProj: 206030.1013.10778.25042015
De:19/05/2015 à 19/01/2016
Instituição
UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Unidade Geral
CE - Centro de Educação
Unidade de Origem
DFE - DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Resumo da Ação de Extensão
O projeto em pauta visa empoderar a formação docente inicial de licenciandos em Letras na UFPB na área do ensino de literatura, via Antropologia Literária e Habilidades Sociais Educativas (HSE). Com esse fito, serão elaboradas sessões de quatro horas para o público-alvo, divididas entre sínteses teóricas, vivências e suas respectivas socializações, para desenvolver o conhecimento sobre as HSE, a Antropologia Literária e sua implementação no ensino da literatura. O planejamento das sessões considerará, além do estudo do método e da criação de vivências para a formação de HSE, a investigação do campo da Antropologia Literária, com o fornecimento/recebimento de feedback contínuo entre os participantes da equipe (professora coordenadora, professor colaborador, bolsistas e voluntários), levando em conta a avaliação de cada sessão como base para planejamento das seguintes. No percurso do projeto e, sobremaneira, ao seu final, pretende-se visualizar a articulação entre as HSE e a Antropologia Literária no ensino da literatura, transformando procedimentos também em conteúdo.
Palavras-chave
Habilidades Sociais Educativas, Formação Docente Inicial, Ensino de Literatura, Antropologia Literária.
Público-Alvo
- Ampliar o alcance da ação implementada na Edição de 2014, partindo de 94 licenciandos contemplados para 300, no mínimo. Quinhentos e quarenta e três licenciandos registraram seu interesse no facebook do projeto
Situação
Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
csevilla@uol.com.br; frazec@uol.com.br; palhseufpb@gmail.com