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CONTRIBUIÇÕES DE ATIVIDADES COLABORATIVAS NA ELABORAÇÃO DE OBJETOS VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE FÍSICA
Protocolo do SIGProj:   205905.1032.26556.28042015
De:31/07/2015  à  31/07/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Nádia Cristina Guimarães Errobidart
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  INFI - Instituto de Física
Unidade de Origem
  GAB/DIR - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  É consenso na literatura da área de ensino e/ou educação que o papel do professor na socialização do conhecimento precisa ser diferente: os saberes são os mesmos, mas os alunos mudam num ritmo muito acelerado (SILVA, 2010; MATOS FILHO MENEZES,2010). Para acompanhar essas mudanças o professor em ação e também o licenciando em formação inicial necessitam adquirir ou especializar saberes e estratégias metodológicas para utilizar, de forma significativa, às novas tecnologias educacionais. Ele precisa sentir-se preparado cognitiva e afetivamente para explorar essa ferramenta e possuir uma bagagem diferenciada para desenvolver, aplicar, avaliar e refletir sobre práticas pedagógicas empregando objetos educacionais virtuais (COSTA e VISEU, 2008). Entendemos que uma forma de facilitar e contribuir para com o processo de inclusão de ferramentas tecnológicas e a reflexão sobre sua importância no processo de ensino aprendizagem seria o engajamento desses professores num grupo de pesquisa-ação-formação, composto por professores formadores, pesquisadores da área, acadêmicos em processo de formação e outros colegas que também atuam no ensino básico. A partir desse entendimento propõe-se uma pesquisa com o objetivo de investigar e compreender a contribuição de um grupo colaborativo de pesquisa-ação-formação no emprego de ferramentas tecnológicas no ensino de física, no ambiente de sala de aula.
Palavras-chave
   Formação de professores, Grupo colaborativo, Ensino de física, Novas tecnologias da informação e Comunicação
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade
Contato
  
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