«« Voltar
Sistemas de Redes de Sensores como Ferramenta para a Implementação de Alertas Antecipados de Emergência: Estudo de Caso Bairro do Timbó/João Pessoa (Parte II)
Protocolo do SIGProj:   205429.1013.163985.24042015
De:19/05/2015  à  19/01/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Juan Moises Mauricio Villanueva
Instituição
  UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Unidade Geral
  CEAR - Centro de Energias Alternativas e Renováveis
Unidade de Origem
  DEE - Departamento de Engenharia Elétrica
Resumo da Ação de Extensão
  O monitoramento de chuvas no território brasileiro é de fundamental importância quanto a ativação de alertas de emergências frente a situações críticas ou desastres naturais. Embora, no Brasil, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) realize esta função, o estado da Paraíba encontra-se com diversas deficiências quanto a este tipo de monitoramento e ativação de alertas se refere, devido principalmente à falta de mapeamentos de áreas de risco de prováveis desastres naturais. Assim, este projeto tem como objetivo realizar a avaliação, estudo e implementação de uma rede de sensores de baixo custo para medição da intensidade de chuvas, baseada nos conceitos de redes de sensores, visando assim, a implementação futura de um sistema de alertas de emergências ativadas pelas chuvas, mitigando o número de pessoas atingidas por este fenômeno natural. Como estudo de caso, foi selecionada a localidade do Timbó, localizado no município de João Pessoa. Este projeto conta com o apoio da Defesa Civil do Município de João Pessoa e a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA). Cabe destacar que este projeto dará a continuidade ao projeto de extensão desenvolvido nos editais do PROBEX/2013 e PROBEX/2014.
Palavras-chave
   Redes de Sensores, Alertas Antecipados de Emergências, Chuvas
Público-Alvo
  O público-alvo deste projeto está diretamente relacionado com a população do Bairro do Timbó localizado no Município de João Pessoa/Paraíba, isto é, o resultado do projeto será usado como uma ferramenta para a implementação de alertas antecipadas de emergências em situações críticas ou desastres naturais, quanto a presença de chuvas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Prof. Juan Moises Mauricio Villanueva. Departamento de Engenharia Elétrica. Universidade Federal da Paraíba. +55 (83) 88245174 jmauricio@cear.ufpb.br
«« Voltar