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LabMat como possibilidade de melhoria do processo ensino aprendizagem
Protocolo do SIGProj:   204306.891.69018.13042015
De:04/09/2014  à  04/09/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Marleide Coan Cardoso
Instituição
  IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
Unidade Geral
  IFSC-CCR - Campus Criciúma
Unidade de Origem
  DEPE - Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão
Resumo da Ação de Extensão
  O Laboratório de Matemática do IFSC Câmpus Criciúma-LabMat possui diversos equipamentos que possibilitam práticas de ensino que podem contribuir para o desenvolvimento do pensamento teórico dos discentes na Matemática. Possui também jogos que podem propiciar práticas educativas resgatando o lúdico nos processos de desenvolvimento de habilidades cognitivas e uma biblioteca setorial, que embora pequena tem sido uma opção para os discentes. Visando promover ações de extensão propõe-se o projeto “LabMat como possibilidade de melhoria do processo ensino aprendizagem” que tem por objetivo potencializar a utilização e o aproveitamento da estrutura existente no LabMat para a melhoria da qualidade do processo ensino aprendizagem. O desenvolvimento do projeto se dará por meio de uma parceria com o curso de Licenciatura em Matemática da Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC a qual possibilitará o envolvimento de estagiários/bolsistas do referido curso, incluindo acadêmicos/bolsistas do PIBID/UNESC, bem como discentes/bolsistas dos cursos técnicos do IFSC. Para atingir o objetivo proposto a metodologia adotada, com base numa metodologia participativa, contempla ações que permitirão suprir as necessidades de recursos humanos e de funcionamento para sua efetiva utilização. As ações propostas estarão divididas em duas etapas, a primeira deverá ser desenvolvida no semestre 2014/2 onde acontecerão atividades de reestruturação do laboratório e oferta de monitoria além de elaboração de cursos de curta duração/capacitação para discentes e docentes da rede pública . No semestre 2015/1 serão desenvolvidas as ações de capacitação planejadas em 2014/2, contribuindo dessa forma para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.
Palavras-chave
   Laboratório, Matemática, Ensino, Aprendizagem, Parceria
Público-Alvo
  Alunos dos cursos técnicos integrados ao ensino médio de Edificações e Mecatrônica do IFSC câmpus Criciúma. Alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UNESC. Professores e alunos da rede pública de Criciúma.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
   SANDRA MARGARETE BASTIANELLO SCERMIN FONE (48) 34625008 E-MAIL: (48) 99153167
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