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Luiz Vilela no Ensino Fundamental: Alternativas Metodológicas e Formação de Leitores
Protocolo do SIGProj:   204170.1005.230388.29042015
De:02/02/2015  à  12/07/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Angela Nubiato Lopes
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras
Resumo da Ação de Extensão
  O intuito desse trabalho é descrever e estudar a inserção da obra de Luiz Vilela no ciclo II do ensino fundamental, 8° ano, utilizando metodologias adaptadas ao contexto dos alunos participantes. A obra de Vilela parece-nos adequada uma vez que aborda temas universais que vão ao encontro da faixa etária dos alunos, ao mesmo tempo em que permite a expansão do pensamento crítico dos mesmos. Visto que a escolarização da literatura é inevitável, o seu processo de apreensão e inserção em sala de aula deve ser cuidadoso, por meio de alternativas metodológicas diversificadas e eficientes, capazes de captar a obra em toda sua plenitude, transformando os alunos em 'leitores voluntários e autônomos'. Para despertar nos aprendizes o interesse de se tornarem leitores literários, optamos por estruturar o desenvolvimento da pesquisa com aulas fora do período obrigatório. Começaremos com os contos de Vilela, passando, em seguida, pelas novelas, para finalizarmos com um de seus romances. O desenvolvimento do projeto levanta, primeiramente, a problemática da formação do leitor na sociedade atual para, em seguida, abordar a obra de Vilela, que será a base literária para o desenvolvimento das propostas teórico metodológicas do livro Literatura: a formação do leitor, alternativas metodológicas, de Maria da Gloria Bordini e Vera Teixeira Aguiar.
Palavras-chave
   Escolarização da leitura, formação de leitores, gêneros literários
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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