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O trabalho docente na Tutoria de acadêmicos bolsista permanência
Protocolo do SIGProj:   203264.1032.126070.28042015
De:31/07/2015  à  31/07/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Telma Romilda Duarte Vaz
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPNV - Câmpus de Naviraí
Unidade de Origem
  GAB/CPNV - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  As políticas afirmativas de inclusão, acesso e permanecia no ensino superior, têm reflexos diretos na formação de um novo contingente de estudantes que procuram ascender social e economicamente por meio da educação pública universitária. O trabalho docente na relação com os acadêmicos oriundos das políticas afirmativas, especialmente na ação de bolsa permanência, tem sofrido críticas importantes, apontando precarização do trabalho, descaso, falta de interesse dos docentes, dentre outros aspectos. O projeto tem como objetivo analisar as características do trabalho docente no relacionamento com acadêmicos pertencentes à ação bolsa permanência. A pesquisa é de natureza qualitativa com a realização de estudo de Caso nos Câmpus de Naviraí (CPNV) e Paranaíba (CPAR), da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os dados serão coletados com aplicação de entrevista e coleta de documentos. Os sujeitos informantes serão bolsistas, docentes tutores e presidentes das Comissões de Assistência Estudantil. Os dados serão analisados com a técnica de análise de conteúdo. Espera-se compreender melhor as implicações das ações afirmativas no trabalho do professor universitário, bem como subsidiar discussões sobre essa relação no grupo de pesquisa “Políticas públicas e Educacionais” e em outros fóruns. Espera-se que o acadêmico bolsista desenvolva habilidades e competências de iniciação científica.
Palavras-chave
   Políticas Afirmativas, Universidade pública, Trabalho docente.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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