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A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DIDÁTICO SEGUNDO FERNANDO DE AZEVEDO (1930-1970)
Protocolo do SIGProj:   203120.1032.3487.28042015
De:31/07/2015  à  31/07/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Silvia Helena Andrade de Brito
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O presente plano de trabalho tem como objeto as proposições para a organização do trabalho didático, formuladas e discutidas por Fernando de Azevedo (1894-1974), educador e sociólogo que, entre os anos 1930 e 1970, defendia a necessidade de uma ampla reforma educacional no Brasil, posta pela necessidade de se pensar uma “escola nova” para o país. O objetivo geral da pesquisa é analisar como Fernando de Azevedo projetou, no âmbito da renovação educacional, a necessidade de se transformar a organização do trabalho didático. Em relação aos objetivos específicos, serão problematizadas as três dimensões da organização do trabalho didático: a relação educativa; os recursos didáticos e o espaço físico; e serão discutidos os limites e problemas postos para a concretização do projeto azevediano. Quanto aos procedimentos metodológicos, além da revisão de literatura, será realizada a leitura e fichamento dirigidos de textos do autor, destacando-se e analisando neles as proposições referentes à organização do trabalho didático. Após a sistematização e triangulação das fontes, será construído o relatório final da pesquisa, e a publicação de seus resultados. Dessa forma, esta proposta pretende contribuir para a iniciação discente na pesquisa científica, e para uma melhor compreensão desse momento da história da educação no Brasil.
Palavras-chave
   Fernando de Azevedo, Trabalho didático, Escola Nova
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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