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A MÚSICA COMO FERRAMENTA PARA MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE INGLÊS
Protocolo do SIGProj:   202963.1033.131127.13042015
De:31/07/2015  à  31/07/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Valdenildo dos Santos
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPTL - Câmpus de Três Lagoas
Unidade de Origem
  GAB/CPTL - Gabinete do Diretor
Resumo da Ação de Extensão
  Neste Plano de Trabalho partimos do pressuposto que a música é importante instrumento para a motivação do aprendizado de línguas e faz parte da linguagem não verbal, isto é, sincrética. Falar em música é convocar a audibilidade e as sinestesias, seus efeitos de sentido estésico, quinésico, patêmico e sinestésicos, por ser revestida de polissemia e estar englobada pelo discurso lúdico, funcionando como forte material para reflexão, atraindo o ouvinte a querer recebê-la de maneira positiva. Não só a música, como toda obra de arte, tem o poder de desencadear efeitos de sentidos nas pessoas. Neste Plano de Trabalho, portanto, encaramos a música como uma ferramenta que faz com que os alunos de uma língua se identifiquem com ela, entrando no campo da sua sensibilidade e provocando imagens mentais que os deslocam no tempo e no espaço, deixando-os mais atraídos às aulas e quebrando as barreiras da repulsa. Para confirmar essa hipótese, vamos desenvolver pesquisas de campo junto aos alunos de três escolas a serem selecionadas, seguindo as recomendações de Elizabete Teixeira em “As Três Metodologias” e com base teórica de análise de dados na semiótica não verbal ou sincrética de Greimas e seus seguidores.
Palavras-chave
   Ensino, Inglês, Música, Efeitos de sentido, Semiótica
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade
Contato
  
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