«« Voltar
Programa Rede de Saberes 3
Protocolo do SIGProj:   202540.976.1905.01042015
De:19/04/2015  à  30/03/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Beatriz dos Santos Landa
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Unidade de Dourados - Unidade Universitária de Dourados (pólo)
Unidade de Origem
  Biologia - Coordenação do Curso de Ciências Biológicas
Resumo da Ação de Extensão
  A coordenação pretende dar ênfase nas seguintes ações: - manter as coordenações locais em cada IES, para melhor atender os estudantes no cotidiano da universidade (programas de monitoria e demais ações de apoio direto aos acadêmicos visando a permanência dos mesmos; a realização das reuniões de coordenação, importantes para o planejamento das ações, em especial a discussão, formulação e encaminhamento de propostas voltadas às políticas públicas e da parceria entre as IES e acadêmicos indígenas). Pretende-se, ainda, ampliar e aprofundar a discussão sobre o papel dos saberes e conhecimentos tradicionais na formação dos profissionais e intelectuais indígenas, a discussão e elaboração de iniciativas que possam permitir o retorno à região ou comunidade após conclusão dos cursos ou, ainda, o apoio a inserção profissional de egressos (como por exemplo, cursos de pós-graduação, tanto lato como stricto sensu, sempre com ênfase no diálogo e articulação com os acadêmicos e suas comunidades e lideranças). Produção de informações (atualização do banco de dados com levantamentos dos egressos e dos atuais estudantes indígenas). Finalmente, buscar atingir um universo mais amplo de acadêmicos, com especial atenção ao povo Guarani e Kaiowá (com aumento significativo de acadêmicos índios, muitos dos quais demandam maior acompanhamento, tendo em vista sua realidade sociolinguística) e ao elemento gênero, em especial, o papel das mulheres indígenas nas IES e nas comunidade
Palavras-chave
   Rede de Saberes, Indígenas no Ensino Superior, Equidade
Público-Alvo
  Estudantes indígenas do ensino superior, docentes e técnicos administrativos da UEMS e das IES parceiras.
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
«« Voltar