«« Voltar
Alimentos saudáveis- Desenvolvimento de novos produtos alimentícios aproveitando o potencial das frutas típicas do Cerrado e agregando valor à agricultura familiar
Protocolo do SIGProj:   202538.976.228979.09042015
De:31/07/2015  à  31/07/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Silvia Benedetti
Instituição
  UEMS - Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  Navirai - Unidade Universitária de Naviraí
Unidade de Origem
  Engenharia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Resumo da Ação de Extensão
  O potencial da cadeia de produção de frutas em termos de geração de renda e emprego é significativo. O Mato Grosso do Sul apresenta condições de clima e solo são adequadas ao desenvolvimento da atividade, havendo possibilidade de se obter altas produtividades. O processamento de frutas agrega valor e facilita a logística de transporte, além de aumentar a shelf life dos produtos. Nesse sentido, o grande contingente de produtores familiares tem potencial para ampliar o abastecimento estadual com esses produtos. Com o intuito de promover a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar e utilizar os produtos provenientes dela, propõe-se a contuidade do Projeto AFRUTER, que tem por finalidade assessorar os produtores rurais em aspectos gerenciais, comunitários, produtivos, bem como no beneficiamento e processamento de frutas. Neste contexto, foram adquiridos vários equipamentos de pequeno e médio porte, a partir dos quais serão realizadas todas as operações necessárias a seleção, limpeza e processamento das frutas, bem como a embalagem e armazenagem das polpas obtidas. A presente proposta visa capacitar pequenos agricultores familiares na utilização desses equipamentos, transmitir conhecimentos sobre os aspectos nutricionais, conservação, assepsia e higiene das frutas na manipulação e processamento.
Palavras-chave
   Processamento, frutas, capacitação
Público-Alvo
  Pequenos agricultores familiares oriundos de assentamentos ou pequenas propriedades rurais, bem como acadêmicos dos cursos da Unidade Universitária (visando preparar futuros extensionistas para o projeto).
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Rádio local, imprensa (escrita, televisionada, internet), redes sociais, bem como na página da UEMS
«« Voltar