«« Voltar
Laboratório Especial de Ludicidade 'Profª Drª Soraiha Miranda de Lima' (Cópia) 20-03-2015
Protocolo do SIGProj:   201559.955.170997.20032015
De:30/04/2015  à  31/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Marlon Dantas Trevisan
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ICHS/CUR - Instituto de Ciências Humanas e Sociais/CUR
Unidade de Origem
  DEDUCACAO/CUR - Departamento de Educação/CUR
Resumo da Ação de Extensão
  O Laboratório Especial de Ludicidade Profª Drª Soraiha Miranda de Lima, também denominado como Brinquedoteca, funciona como um programa de extensão no Campus de Rondonópolis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) desde 2008 . Tem como principal objetivo proporcionar às crianças, na faixa etária de 4 a 6 anos, matriculadas em escolas de Educação Infantil da rede pública municipal, localizadas nas imediações do Campus, bem como aos professores que as acompanham, um espaço de produção da cultura infantil e da realização de práticas educativas mediadas pelo brincar. É uma iniciativa que está diretamente vinculada à implementação de uma política pública voltada para a infância e para um direito inalienável da criança, que é o direito de brincar e o de ter acesso a espaços para o exercício desse direito, a expressão artística. Nesse contexto, a formação continuada de professores supõe a mesma atenção. Em suma, a Brinquedoteca, ao se definir como espaço voltado para a produção cultural da infância, visa implementar ações destinadas à afirmação da criança como agente das experiências que marcam seu tempo de vida e como cidadã. Além disso, por incluir os professores das crianças como participantes, busca também propiciar espaços e momentos para a reflexão das práticas pedagógicas, do processo educativo mediado pelo brincar e das relações estabelecidas nesse processo.
Palavras-chave
   infância, brincar, cultura lúdica, formação de professores, ensino musical
Público-Alvo
  O Laboratório de Ludicidade atenderá, neste ano, um total aproximado de 400 crianças, na faixa etária de 4 a 6 anos, devidamente matriculadas em escolas de Educação Infantil da rede pública municipal de Rondonópolis. Os dias e horários de funcionamento serão os seguintes: segunda, quarta e sexta-feira, das 08:00 às 11:00 e das 14:00 às 17:00. Em cada turno, serão atendidas, no máximo, 30 (trinta) crianças, que deverão estar acompanhadas pelos professores da turma e por, no mínimo, dois estudantes de graduação envolvidos no Programa de Extensão. Cada dia de funcionamento será destinado ao atendimento de uma escola. Sendo assim, neste ano, serão atendidas 03 (três) escolas de Educação Infantil. Haverá um revezamento de turmas no interior de cada instituição atendida para que todas passam participar do Programa. Cabe destacar que todas as turmas deverão estar acompanhadas por seus respectivos professores, os quais também deverão participar das atividades a serem desenvolvidas. Os critérios de seleção das instituições a serem atendidas serão os seguintes: a) Ser instituição da rede pública municipal, já que há, por parte da Secretaria Municipal de Educação, a contrapartida na oferta de transporte das crianças e dos professores até a Universidade; b) Estar localizada em bairros próximos ao Campus de Rondonópolis; c) Atender crianças que estejam na faixa etária do público-alvo definido pelo Programa.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   a) Assessoria de Comunicação da UFMT; b) Secretaria Municipal de Educação (SMEC); c) Jornal 'A Tribuna'; d) TV Centro-América (Rede Globo local).
«« Voltar