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RETRATOS DA MERITOCRACIA ESCOLAR: DAS IGUALDADES E DESIGUALDADES COMO EXPRESSÕES DA (IN)JUSTIÇA
Protocolo do SIGProj:   201249.1005.195775.16062015
De:02/08/2013  à  02/08/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Rosana Sant Ana de Morais
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CCHS - Centro de Ciências Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  PGE/CCHS - Aluno(a) do Programa de Pós-Graduação em Educação
Resumo da Ação de Extensão
  Esta proposta de investigação tem como objeto as práticas curriculares que orientam o processo de seleção e hierarquização dos agentes escolares no Colégio Militar de Campo Grande. Os questionamentos para tais práticas inserem-se em um contexto de análise da relação entre escola e currículo, no que tange às possibilidades de distribuição menos desigual do conhecimento escolar. Trabalhamos com a hipótese de que tal relação, após as reformas educacionais da década de 1990, encontra-se determinada por tentativas de ocultação, ou secundarização, do mérito em nome de uma escola menos desigual, cujo princípio está articulado à proposição de uma escola e um currículo mais justos. Estamos fundados nos aportes da educação crítica, disseminados pelas sociologias da escola e crítica do currículo, na construção de análises acerca das práticas curriculares desse colégio, em que se privilegia a tradição evidenciada na sua estreita relação com o ethos militar. Dessa forma, a meritocracia que ancora o desenvolvimento dessas práticas curriculares, acaba por dotá-las da condição do êxito escolar ou da competência científica, ao mesmo tempo que as transforma em um dispositivo que determina as diferenças de rendimento e de percurso, estas justificadas por fatores relacionados estritamente aos talentos e dons individuais. As fontes para tal exame serão selecionadas nos arquivos documentais existentes no CMCG, a saber: histórico escolar, boletins escolares, estatísticas de reprovações, avaliações diagnósticas e registros de entrevistas com alunos egressos, e serão analisadas na perspectiva da produção de conhecimento acerca da relação entre o saber escolar e o desempenho individual.
Palavras-chave
   Currículo, Cultura escolar, Meritocracia escolar, Desempenho individual, Colégio Militar de Campo Grande
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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