«« Voltar
Rastreamento da doença renal crônica (DRC) associado a estratégias de educação e conscientização na população do município de Dourados, MS
Protocolo do SIGProj:   201124.946.32798.20112015
De:31/01/2016  à  29/11/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Marcio Eduardo de Barros
Instituição
  UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados
Unidade Geral
  FCS - Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
Unidade de Origem
  Med. - Medicina
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto tem como propostas fundamentais desenvolver atividades de capacitação e aprimoramento teórico de graduandos de cursos da área da saúde, principalmente em Nefrologia, visando auxiliar a população com medidas preventivas. Estas atividades serão realizadas com auxílio dos docentes especializados vinculados a UFGD, contando ainda com o apoio e colaboração de palestrantes convidados, profissionais de diversas áreas da saúde. No Brasil, estima-se que cerca de 1,4 milhões de indivíduos tenham problemas renais, mas 70% não sabem disso. Houve, em 2010, cerca de 100 mil pacientes em diálise e 35 mil transplantados renais com enxerto funcionante. Este número deve dobrar nos próximos 10 anos e podem prejudicar os orçamentos destinados à Saúde Pública em países desenvolvidos. Assim, tal projeto tem como prioridade estabelecer ações de prestações de serviços dos acadêmicos à sociedade, realizando procedimentos simples, mas com grande validade para detecção de anomalias das funções renais em nossa população.
Palavras-chave
   Extensão, Saúde, Nefrologia, Prevenção, DRC
Público-Alvo
  O projeto visa a organização para a Liga Acadêmica de Nefrologia de Dourados, que tem como público alvo graduandos de cursos superiores da área da saúde: Medicina (UFGD) e Nutrição (UFGD), para atividades teóricas e práticas. Palestras para população douradense de modo geral, abrangendo aproximadamente 500 pessoas e encaminhamento de pessoas com nefropatia para o Hospital Universitário.
Situação
  Atividade
Contato
   marciobarros@ufgd.edu.br
«« Voltar