«« Voltar
LEITURA DO TEXTO LITERÁRIO PELO ALUNO DE ENSINO MÉDIO: estratégias para a formação de leitores competentes.
Protocolo do SIGProj:   201055.973.225726.24042015
De:30/04/2015  à  31/03/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Karina Feltes Alves
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Farroupilha - Câmpus Farroupilha - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  A pesquisa busca investigar os efeitos da aplicação de diferentes estratégias de leitura do texto literário selecionado pelo PNBE/Ensino Médio, no que tange a formação de um leitor competente. Além disso, busca configurar o perfil leitor do estudante do 1º ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), câmpus Farroupilha, identificando qual é a sua relação com a leitura de textos literários. Será proposta uma sequência didática, constituída por estratégias de leitura a partir de uma obra literária (a ser definida), a qual constitui o acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). A integração entre a literatura e o teatro, a partir da transposição do texto literário original para roteiro teatral, é um dos objetivos da pesquisa, possibilitando que os alunos apreciem o texto literário como manifestação artística e desenvolvam sua imaginação e criatividade através da adaptação da obra literária para uma diferente expressão de arte.
Palavras-chave
   Ensino Médio, Literatura, estratégias de leitura, roteiro teatral, formação leitora.
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar