«« Voltar
MEMÓRIA E NARRATIVAS DA LUTA CAMPONESA NO BREJO PARIABANO(Cópia) 14-03-2015
Protocolo do SIGProj:   200995.1180.12265.27042016
De:01/05/2016  à  01/01/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Luciclea Teixeira Lins
Instituição
  UFPB - Universidade Federal da Paraíba
Unidade Geral
  CCHSA - Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias
Unidade de Origem
  DE - Departamento de Educação
Resumo da Ação de Extensão
   A presente proposta tem por objetivo fazer o levantamento e registro da história de luta dos assentamentos rurais existentes no Brejo Paraibano, em específico, nos municípios de Bananeiras e Solânea. A proposta justifica-se pela ausência de registros da história de luta que essas populações locais travaram, ausência que poderá implicar na perda da memória dessas lutas, e, consequentemente o não conhecimento pelas gerações futuras. Todos os assentados e a população em geral têm direito de conhecer sua história, por isso que se faz necessário seu registro e preservação. As ações ocorrerão de acordo com a metodologia da história oral, entrevistando os sujeitos que fizeram parte da luta e conquista dos assentamentos, sistematizando suas narrativas. As ações culminarão com a criação de um acervo de toda material produzido, para uso da comunidade acadêmica e população em geral. Com esse projeto se busca oportunizar outras ações educativas, envolvendo a participação da universidade (professores e alunos), e, das comunidades (assentamentos e população em geral), sabendo que o desdobramentos dessa proposta será proveniente da participação de ambas, assim como o resultado dela decorrente. Promover ações educativas para a preservação da memória é nossa preocupação, assim como refletir acerca do papel da extensão, para tanto nossa proposta tem como objetivos realizar o levantamento e registro da história de luta dos assentamentos rurais existentes no Brejo Paraibano, a fim de garantir a preservação da memória dessa população; e, promover um curso de curta duração para discutirmos o papel da extensão na relação universidade e assentados.
Palavras-chave
   Memória, preservação, assentamentos, história de lutas
Público-Alvo
  Integrantes das áreas de assentamentos do Brejo Paraibano, alunos e professores do CCHSA/UFPB e professores das escolas existentes nesses assentamentos. O público dos assentamentos são de áreas vulneráveis, tendo dificuldades em acessar os direitos mais básicos como educação, saúde, habitação. Compondo estatisticamente parte da população brasileiro onde mais se concentra analfabetos. Portanto, excluídos e esquecidos da história da nação brasileira, o que já justifica a importância desse projeto.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   O contato para a divulgação será feito através da apresentação da proposta, tendo como responsáveis todos os envolvidos.
«« Voltar