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Ambiente Educacional e a Frequência de Transtornos Mentais Comuns entre os Estudantes de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Protocolo do SIGProj:   200961.1005.216696.07042015
De:12/03/2015  à  12/03/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Giovana Kátia Viana Nucci
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  FAMED - Faculdade de Medicina
Unidade de Origem
  PPGSD - Programa de Pós-Graduação em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste
Resumo da Ação de Extensão
  O presente estudo objetiva investigar a percepção do ambiente educacional pelos estudantes de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a frequência de tais Transtornos Mentais Comuns (TMC) nessa população, partindo da hipótese de uma possível correlação entre ambos, considerando as evidências de uma associação entre variáveis, tais como, currículo, estrutura do curso, metodologias e apoio social, com a maior ou menor frequência desses transtornos. Será realizado um estudo observacional de corte transversal, cuja população alvo será composta pelos alunos do 1º ao 6º ano do curso de Medicina da UFMS, regularmente matriculados no período letivo em que acontecerá a aplicação dos instrumentos. Para caracterização da amostra será aplicado um questionário semiestruturado que possibilite obter dados sociodemográficos e informações quanto às motivações e expectativas profissionais dos estudantes. A participação será anônima e voluntária; conforme TCLE. Para avaliar o ambiente educacional e a frequência de TMC serão utilizados os seguintes instrumentos estruturados e validados: DREEM - Medida do Ambiente Educacional (Dundee Ready Educational Environment Measure) e SRQ-20 - Questionário de Auto Relato (Self-Reporting Questionnaire); que não oferece diagnóstico psiquiátrico, mas permite avaliar condições gerais de saúde mental como ansiedade, insônia e outros sintomas de sofrimento psíquico. Espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento da qualidade da educação médica oferecida, a partir do reconhecimento das fragilidades e potencialidades do ambiente educacional, percebidas pelos acadêmicos e sua possível relação com a frequência de transtornos mentais comuns, sendo importante também para subsidiar ações de intervenção e prevenção.
Palavras-chave
   medicina, ensino médico, transtornos mentais comuns, ambiente educacional, acadêmicos
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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