«« Voltar
Visitação pública à estação meteorológica da Fazenda Experimental da UFMT e orientação para obtenção e uso de dados meteorológicos e climáticos de Mato Grosso
Protocolo do SIGProj:   200949.955.211066.14032015
De:30/04/2015  à  31/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  José Holanda Campelo Júnior
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  FAMEV - Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinaria
Unidade de Origem
  DSER - Departamento de Solos e Engenharia Rural
Resumo da Ação de Extensão
  No Brasil, a geração de energia é predominantemente de origem hidrelétrica, para a qual as informações meteorológicas como os totais de chuva e de evaporação são fundamentais, enquadrando a proposta no tema 'Luz: energia sustentável para todos', dentro do que foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015, o Ano Internacional da Luz. Além disso, a agricultura, a realização de eventos públicos eventuais, a continuidade do calendário escolar, a obtenção de laudos para cobertura de sinistros e a prevenção de doenças de natureza respiratória e daquelas transmitidas por insetos vetores, são exemplos da necessidade da observação e divulgação de informações meteorológicas. Os objetivos da proposta são atender à demanda de informações meteorológicas e climatológicas coletadas na Fazenda Experimental da UFMT, franquear a visitação à Estação Agrometerológica Padre Ricardo Remetter, orientar o acesso a dados meteorológicos em outros locais do estado de Mato Grosso, e orientar o uso desses dados para a comunidade da região. Os membros da proposta deverão acompanhar a coleta de dados meteorológicos e de dados dos efeitos por eles causados, nos estudos em andamento, proceder a digitação e a análise dos dados, sob orientação do coordenador da proposta, e acompanhar as visitações solicitadas e atendidas. A orientação para o acesso às informações coletadas por outras instituições deverá consistir na descrição das formas de acesso e das limitações existentes em cada caso. As informações, as orientações e a visitação à Estação Agrometerológica Padre Ricardo Remetter serão atendidas mediante requerimento formal apresentado ao Diretor da FAMEVZ.
Palavras-chave
   climatologia, meteorologia, agricultura, água, energia
Público-Alvo
  Agricultores, estudantes e professores do ensino fundamental, do ensino médio e do ensino superior, pós-graduandos, empresas públicas e privadas.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar