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Social Game for Change: Desenvolvimento e Utilização de Jogos Sociais e Educativos
Protocolo do SIGProj:   200470.955.224211.12032015
De:19/04/2015  à  19/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Jivago Medeiros Ribeiro
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  IC - Instituto de Computação
Unidade de Origem
  Diretoria IC - Diretoria
Resumo da Ação de Extensão
  Jogos não são mais exclusividade dos momentos de lazer. Atualmente, jogos e seus elementos podem ser observados em contextos cotidianos como em aulas, programas de milhagens de companhias aéreas, aplicativos para redes sociais e programas de fidelidade de restaurantes. Grande parte dos alunos de graduação presenciaram uma evolução digital da sociedade que inclui um mercado de jogos cada vez mais presente. Considerando este fator imersivo, utilizar os jogos para educar estes alunos ou mobilizá-los com relação a uma temática social, não é só natural, como pode-se revelar uma estratégia extremamente eficaz para a transformação social, além de divertir. Ao invés de utilizar os jogos como uma forma para escapar da realidade, jogos podem auxiliar a construir grandes contribuições para o mundo. Desta forma, o projeto 'Social Game for Change: Desenvolvimento e Utilização de Jogos Sociais e Educativos' busca unir participação social e conhecimento científico em prol da extensão universitária, transformação social e diversão através dos jogos. Este projeto é inspirado no programa Games for Change dedicado à utilização de jogos eletrônicos para o desenvolvimento social. O objetivo principal do projeto é pesquisar, incentivar e valorizar a relação entre jogos, aprendizagem e transformação social através do desenvolvimento, utilização e disseminação entre jovens de jogos digitais que transformem positivamente a sociedade, a educação, o ambiente e a cultura regional. Para alcançar os objetivos do projeto, Serão realizadas oficinas, grupos de trabalho de desenvolvimento e avaliação de jogos e uma mostra de jogos digitais sociais.
Palavras-chave
   Jogos Digitais, Jogos Sociais, Desenvolvimento Social
Público-Alvo
  O público alvo do projeto compreende, de modo geral, jovens entre 18 e 35 anos interessados em jogos digitais, principalmente discentes de graduação internos e externos da UFMT, da área de computação e outras áreas correlatas. A princípio, neste primeiro ano de projeto, estima-se um público total de 200 pessoas, entre discentes e docentes.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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