«« Voltar
II Colóquio de Antropologia da UFMT: Antropologias, Experiências Etnográficas e Saberes Plurais
Protocolo do SIGProj:   200118.964.120169.13032015
De:03/05/2015  à  29/10/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Sonia Regina Lourenço
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ICHS - Instituto de Ciencias Humanas e Sociais
Unidade de Origem
  DANTROP - Departamento de Antropologia
Resumo da Ação de Extensão
  O II Colóquio de Antropologia da UFMT pretende reunir pesquisadores da área de Antropologia Social e áreas afins (Sociologia, Filosofia, História, Geografia, Museologia, Serviço Social, Direito e Ciências Sociais da Saúde) interessados em discutir as temáticas de gênero, sexualidade, sociabilidades e identidades e diferenças, relações interétnicas, patrimônio cultural, corpo, pessoa, cosmologias, poder e política, numa perspectiva antropológica. O Colóquio, em sua segunda versão, é uma iniciativa do Departamento de Antropologia, do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social e dos grupos de pesquisa: Gênero, Sexualidade e Família, Núcleo de Pesquisa em Artes, Performances e Simbolismos – Napas, e do Grupo de Pesquisas em Antropologia do Contemporâneo - Sujeitos, Sociabilidades e Visualidades. As discussões e debates desenvolvidos durante o Colóquio visam consolidar as linhas de pesquisa do Mestrado em Antropologia Social da UFMT, quais sejam: 1. Etnicidades, Territorialidades e Cosmologias – Estudos etnográficos e comparados de povos indígenas, socialidades, cosmologias, rituais, arte e sistemas simbólicos; políticas públicas, educação e direitos; políticas indígenas, história indígena e do indigenismo; estudos de fronteiras, conflitos interétnicos, territórios, processos e direitos sobre territórios; movimentos sociais, diásporas e identidades. 2. Sociabilidades, Identidades e Subjetividades – Reflexões teóricas e investigações empíricas que têm como foco as dinâmicas socioculturais, com especial ênfase em processos contemporâneos de construção de vínculos sociais, identidades e subjetividades. Além disso, pretende estimular os acadêmicos dos cursos de graduação da UFMT, particularmente do curso de Ciências Sociais, para a inserção destes em projetos de pesquisa e pós-graduação, promovendo o conhecimento do fazer antropológico no contexto contemporâneo.
Palavras-chave
   Antropologia, Diferença, Etnografia, Subjetividade
Público-Alvo
  Pesquisadores, acadêmicos dos cursos de graduação e da pós-graduação da UFMT e de outras universidades brasileiras, profissionais de órgãos públicos tais como INCRA, IPHAN, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer do Estado de Mato Grosso, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso, Ministério Público Estadual e Federal, FUNAI, FUNASA, Secretaria de Segurança Pública, movimentos sociais, povos indígenas e comunidades remanescentes de quilombos, coletivos, entre outros.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   ppgas@ufmt.br coloquioantropologia@gmail.com http://sistemas.ufmt.br/ufmt.evento/Site.aspx?conteudoUID=433&eventoUID=167
«« Voltar