«« Voltar
Trabalhar as diferenças é promover a educação
Protocolo do SIGProj:   200032.975.87197.05032015
De:04/01/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Mitz Helena de Souza Santos
Instituição
  UFPE - Universidade Federal de Pernambuco
Unidade Geral
  CE - CENTRO DE EDUCAÇÃO
Unidade de Origem
   Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação - Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação
Resumo da Ação de Extensão
  O NUCH-UFPE é vinculado originalmente ao Programa do Governo Federal Brasil Sem Homofobia, da Secretaria Especial de Direitos Humanos. A partir de 2010, o governo federal decidiu pela autonomia dos núcleos de cidadania, sendo de responsabilidade das universidades federais. Articulado aos Movimentos Sociais ligados aos segmentos LGBT e Negro, à Comissão de Direitos Homoafetivos do MPPE, Procuradoria de Justiça do MPPE, LGBT de Terreiro, Movimento Negro Unificado - MNU /PE e CEPIR - Gov. Pernambuco amplia suas intervenções no próprio espaço institucional, na UFPE, sem descurar das articulações extra-muros, visualizando-se a necessidade de tratar na Universidade problemáticas existentes na formação acadêmica nos cursos de licenciaturas objetivando identificar discursos e práticas homofóbicas/racistas vivenciados nas salas de aula. Questiona-se se a formação docente supera ou não formas de violência e discriminação face às diferentes orientações afetivo-sexuais, de identidade de gênero e étnico-raciais e até que ponto uma educação fundamentada nos princípios da cidadania, contribui para a democratização da educação e a inclusão de grupos socialmente vulneráveis. Pretende-se identificar se essas práticas e discursos estão presentes na prática pedagógica e se incorporados estão ou não nessas práticas e no currículo, os fundamentos educação e cidadania. Pretende-se, ainda, articular com o mnu-lgbt práticas pedagógicas e estudos acerca da possível correlação entre homofobia e racismo-exclusão social.
Palavras-chave
   respeito à diferença., educação em direitos humanos, formação de professores, combate à homofobia, ao racismo
Público-Alvo
   Docentes e discentes das diferentes licenciaturas da UFPE (disciplinas Seminários de Educação e Cultura e Projeto Politico Pedagogico 1), buscando identificar tipos e formas de práticas homofóbicas e racistas, bem como formular propostas para uma educação democrática, inclusiva, a partir da própria formação didático-pedagógica discente e docente. Além de envolver educadores da rede municipal do Recife e ongs como o movimento Negro Unificado, MNU,LGBT de Terreiro, além do MPPE e CEPIR/PE. Ações de formação envolvendo seguidores das religiões africanas, incluindo recorte LGBT, nas diferentes comunidades da RMR e Limoeiro.
Situação
  Atividade CONCLUÍDA
Contato
   mitzhelena@yahoo.com.br kleydsonthyagoo@gmail.com negonago@ig.com.br manuel.saldanha@hotmail.com martaalneidafilha@hotmail.com
«« Voltar