«« Voltar
Educação Permanente para o Desenvolvimento Gerencial do SUS - CDG-SUS
Protocolo do SIGProj:   199939.955.8392.13032015
De:30/04/2015  à  30/12/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Alba Regina Silva Medeiros
Instituição
  UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso
Unidade Geral
  ISC - Instituto de Saúde Coletiva
Unidade de Origem
  DSC - Departamento de Saúde Coletiva
Resumo da Ação de Extensão
  O projeto Educação Permanente para o Desenvolvimento Gerencial - CDG-SUS é uma iniciativa e coordenação do Núcleo de Desenvolvimento em Saúde (NDS) que integra o Instituto de Saúde Coletiva da UFMT em parceria com o Conselho de Secretarias de Saúde de Mato Grosso (COSEMS-MT) e a Escola de Saúde Pública da Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso. Integra a Política Nacional de Educação Permanente do Ministério da Saúde e tem como objetivo contribuir para a qualificação das práticas de gestão e do cuidado em saúde no município e fortalecer a relação entre as instituições de ensino e pesquisa e a gestão municipal do SUS. O foco na realidade e nos sujeitos locais orienta os debates conceituais e as escolhas metodológicas, incluindo um conjunto de textos e informações que possibilitam a reflexão e a construção coletiva do conhecimento. O curso trabalha com a especificidade e a singularidade de cada município. Já foi realizado em 55 municípios de Mato Grosso e certificou 1561 profissionais e conselheiros de saúde, atingindo municípios em todas as 16 regiões de saúde do estado. Conta com um grupo de tutores qualificados e material didático publicado pela Editora da UFMT. No final de 2013 foi aprovado novo projeto junto ao MS para 30 novos cursos, a ser realizado em dois anos, com seu início no primeiro semestre de 2014. Considerando a importância desse projeto em MT e a inclusão de alunos da graduação no processo, propomos a sua continuidade para 2015.
Palavras-chave
   Saúde Coletiva, Desenvolvimento Gerencial no SUS, Educação Permanente
Público-Alvo
  1) 594 Trabalhadores das secretárias municipais de saúde de Mato Grosso, gerentes e responsáveis técnicos de unidades de saúde básica e especializada, gerente ou responsável em unidade administrativa/apoio nas áreas de recursos humanos, orçamento, financiamento, planejamento, almoxarifado, farmácia, serviços gerais e servidores que atuam em áreas do governo municipal; 2) De 2 a 4 conselheiros de saúde de cada município que representam os usuários; 3) 32 Tutores, sendo 6 professores vinculados ao Instituto de Saúde Coletiva; 4) 20 discentes do curso de graduação em saúde coletiva, sendo 4 bolsistas vinculados ao projeto.
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
   Núcleo de Desenvolvimento em Saúde -NDS do Instituto de Saúde Coletiva da UFMT. Telefone: (65) 3615-8886/8834 - e-mail: cdgsus@gmail.com
«« Voltar