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Aprendendo matemática e sua aplicabilidade no cotidiano
Protocolo do SIGProj:   199857.814.123907.05032015
De:31/03/2015  à  29/09/2015
 
Coordenador-Extensionista
  Pedro Alexandre da Cruz
Instituição
  UFT - Universidade Federal do Tocantins
Unidade Geral
  CUG - Campus de Gurupi
Unidade de Origem
  QUI - QUÍMICA AMBIENTAL
Resumo da Ação de Extensão
  Ensinar matemática não é uma tarefa fácil, principalmente no ensino médio, pois os conceitos matemáticos que os alunos tiveram contato no ensino fundamental, são retomados e revistos no ensino médio de uma forma mais aprofundada, exigindo-se maior raciocínio na busca por soluções de problemas mais complexos. Desta forma, o ensino de matemática para este aluno deve ter um caráter formativo que auxilie na construção do pensamento matemático e do raciocínio lógico-dedutivo. E sem nenhuma duvida que o ensino desta disciplina é de suma importância para o educando e porque não dizer para toda sociedade em um modo geral, pois pode ser considerada por muitos como a mãe de toda ciência, e mesmo não sendo tão extremista, seria no mínimo um elo entre o conhecimento científico e os resultados de todo conhecimento. O Estudo da matemática se tornou um desafio no âmbito de que o estudo da mesma se apresenta para o aluno como algo chato e desinteressante, sem possuir uma visível aplicação em situações reais e se prendendo apenas a aplicação em exercícios propostos pelo professor em sala de aula. Tal estado estático e teórico da visão do aluno sobre a matemática impede o desenvolvimento de um senso de aplicabilidade dessa importante ferramenta, desestimulando seu aprendizado e o futuro ingresso desse indivíduo em profissões relacionado à área de exatas (D’AMBROSIO, 1989; MIRANDA, 2003; KNIJNIK e SILVA, 2008; SILVA, 2014).
Palavras-chave
   Matemática, Educação, aplicabilidade matemática, educação matemática
Público-Alvo
  alunos da rede pública de ensino
Situação
  Atividade EM ANDAMENTO
Contato
  
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