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Concepções alternativas de alunos em Astronomia
Protocolo do SIGProj:   199606.943.162353.02032015
De:31/03/2015  à  28/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Marla Heckler
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Caxias do Sul - Câmpus Caxias do Sul - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  Os estudantes, em qualquer nível de escolaridade, possuem concepções sobre o mundo, e já chegam a sala de aula com ideias que, muitas vezes, diferem dos conceitos científicos aceitáveis. Estas constituem as chamadas concepções alternativas. São um sistema conceitual coerente, com amplo poder explicativo e diferem das ideias expressas através dos conceitos, leis e teorias que os alunos têm que aprender. Estas concepcões alternativas encontram-se presentes mesmo em explicações de fenômenos astronômicos comuns como as estações do ano, as fases da lua, a forma da Terra e os eclispes. Isto se deve em grande parte devido a ausência de conteúdos de astronomia no Ensino Básico. Segundo alguns estudos, a ausência dos conteúdos elementares de astronomia reflete, basicamente, a formação insuficiente ou deficiente oferecida aos professores de ciências em nosso país. A Astronomia é considerada uma das ciências que mais atrai a atenção e desperta a curiosidade em estudantes, tornando-se, segundo alguns estudos, uma grande aliada do docente ao aproveitar a curiosidade dos alunos por essa ciência para não somente desenvolver conceitos básicos, mas favorecer o desenvolvimento de conceitos pertencentes a outras disciplinas. Portanto, o escopo desta proposta é fazer um estudo das concepções alternativas que alunos da rede de ensino público de Caxias apresentam ao explicar fenômenos astrômicos. A partir dos resultados obtidos oferecer oficinas de astronomia para alunos da rede pública e indicar estratégias de formação continuada de professores de ciências da educação básica.
Palavras-chave
   concepções alternativas, Ensino ciências, astronomia, observação, formação continuada
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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