«« Voltar
O CAMINHO DAS ÁGUAS NA CIDADE DE CAXIAS DO SUL: UMA ABORDAGEM “CTSA” PARA AS DISCIPLINAS DE QUÍMICA NO ENSINO TÉCNICO
Protocolo do SIGProj:   199342.943.88824.02032015
De:31/03/2015  à  28/02/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Alexandra de Souza Fonseca
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Caxias do Sul - Câmpus Caxias do Sul - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  A contextualização do ensino de química sob uma lógica “CTSA” (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente) é indicada como uma forma de significar o conhecimento químico e, dessa forma, auxiliar no processo de ensino aprendizagem. O tema água contempla essa expectativa, pois permite o estudo e contextualização de diversos conceitos químicos, a elaboração de experimentos e a pesquisa em química no ensino técnico. Deste modo, propõe-se um trabalho com o tema “O Caminho das Águas na Cidade de Caxias do Sul: Uma Abordagem “CTSA” para as disciplinas de química no ensino técnico”. Através desse trabalho pretende-se: Fazer um levantamento das fontes hídricas na cidade de Caxias do Sul, destacando a importância da preservação desses recursos; elaborar uma unidade de aprendizagem (espécie de apostila), onde os conteúdos de química como:soluções, ácidos e bases e pH serão abordados a partir do tema água; elaborar um trabalho de pesquisa sobre a qualidade da água em três locais distintos na cidade de Caxias do Sul. Os locais de coleta e análise de água serão escolhidos a partir da primeira etapa do projeto, que visa à identificação dos principais recursos hídricos da cidade e a revisão bibliográfica. Após a preparação do material didático e compilação dos dados da pesquisa, serão elaboradas oficinas com alunos do segundo ano do ensino médio.
Palavras-chave
   Água, CTSA e a significação do conhecimento químico, Pesquisa no ensino técnico
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar