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O ENSINO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE EM TERRITÓRIO FRONTEIRIÇO: REALIDADE E PERSPECTIVAS
Protocolo do SIGProj:   199101.1005.226126.01032015
De:14/03/2014  à  30/03/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Lucimari Sara das Neves
Instituição
  UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Unidade Geral
  CPAN - Câmpus do Pantanal
Unidade de Origem
  PPGEF - Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços
Resumo da Ação de Extensão
  Este trabalho propõe analisar o Ensino Técnico Profissionalizante em Território Fronteiriço sob o contexto de realidades e perspectivas, no município de Corumbá/MS, considerando a fronteira como um elemento articulador que constitui potencial de recursos para a população local. Serão abordadas as diferentes relações que ocorrem no espaço fronteiriço (homens, firmas, instituições, infraestrutura, e meio ecológico). Pretende-se, nesta perspectiva, buscar a relevância da presente investigação a partir de analise da natureza dos cursos ofertados, inserção dos egressos no mercado de trabalho e a consonância dos cursos técnicos com as especificidades regionais do território fronteiriço (Brasil/Bolívia). Para tanto, foi proposta uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa e pesquisa bibliográfica documental, além de questionário e entrevistas semiestruturadas com alunos, egressos, professores e gestores das escolas de ensino profissionalizante. As entrevistas gravadas serão transcritas e categorizadas, o que permite a interpretação e o confronto das informações colhidas. Espera-se como resultado, a elaboração de um Programa de Educação Profissionalizante para a fronteira do Brasil com a Bolívia, envolvendo os municípios de Corumbá e Puerto Suarez. Este programa abordará diretrizes para a implementação de cursos profissionalizantes atentados com a realidade da fronteira.
Palavras-chave
   Fronteira, Educação Profissional, Desenvolvimento Regional
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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