«« Voltar
ESTRATÉGIAS DE MARKETING VERDE E CONSUMO SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES DO ALTO URUGUAI GAÚCHO
Protocolo do SIGProj:   199014.943.82834.27022015
De:31/03/2015  à  29/01/2016
 
Coordenador-Extensionista
  Angelita Freitas da Silva
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  O presente projeto de pesquisa trata do tema Estratégias de Marketing Verde e Consumo Sustentável. O consumo sustentável é uma nova visão de consumo que relaciona a preocupação com os aspectos sócio-ambientais e econômicos. Segundo Ribeiro e Veiga (2012) o consumo sustentável refere-se a busca por produtos e serviços ecologicamente corretos, a economia de recursos naturais, a utilização de materiais e equipamentos até o fim de sua vida útil, a reutilização sempre que possível e a correta destinação de materiais para reciclagem no fim do ciclo de vida dos produtos. As estratégias de marketing verde são um recorte do consumo sustentável, no qual as empresas desenvolvem processos e produtos visando reduzir os impactos ambientais e melhorar a qualidade de vida da população, sem desprender-se do aspecto econômico. No mercado contemporâneo é um desafio as empresas trabalharem com foco na tríade da sustentabilidade (econômico, social e ambiental) é um fator estratégico de competitividade, pois o uso racional de recursos e o reaproveitamento de materiais não são só uma questão ambiental, mas econômica”. O projeto de pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos consumidores sobre as estratégias de marketing verde que devem ser desenvolvidas pelas empresas para se tornarem mais sustentáveis. A pesquisa classifica-se como qualitativo-exploratória, numa primeira etapa e quantitativo-descritiva, com a utilização do método de Levantamento do Tipo Survey na segunda etapa. Serão entrevistados consumidores do Alto Uruguai Gaúcho. Como resultado do projeto buscar-se-á elaborar estratégias de marketing verde determinantes para um agir empresarial mais sustentável.
Palavras-chave
   Marketing Verde, Estratégias de Marketing Verde, Consumo Sustentável
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
«« Voltar