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Um estudo sobre as relações de gênero e educação profissional no IFRS - Câmpus Erechim
Protocolo do SIGProj:   198869.943.73180.27022015
De:31/03/2015  à  30/01/2017
 
Coordenador-Extensionista
  Camila Carmona Dias
Instituição
  IFRS - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul
Unidade Geral
  Erechim - Câmpus Erechim - Pesquisa
Unidade de Origem
  P&I - Pesquisa e Inovação
Resumo da Ação de Extensão
  A presente pesquisa pretende analisar as relações de gênero que perpassam o contexto educacional dos cursos técnicos e superiores no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Câmpus Erechim. Para tal, objetiva-se analisar as concepções e experiências acerca da identidade e relações de gênero de estudantes e servidoras da instituição. Tendo em vista os propósitos da pesquisa, optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa. O estudo se dará em duas etapas, sendo a primeira uma pesquisa documental, que será realizada a partir do levantamento e análise da representatividade de gênero nos cursos e dos índices de ingresso, evasão e conclusão de estudantes dos cursos técnicos e superiores em relação ao gênero. Já a segunda etapa da pesquisa consiste na aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas, a ser respondido pelas servidoras do corpo docente e técnico-administrativo e pelas estudantes com matrícula regular nos cursos técnicos e superiores. A análise dos dados será baseada na metodologia de análise de conteúdo. Entende-se que a proposta deste estudo pode contribuir com a obtenção de elementos que embasem propostas e ações a serem desenvolvidas no espaço institucional. Ademais, compreender as percepções das participantes a respeito das relações de gênero no contexto educacional também poderá contribuir com a promoção da equidade entre homens e mulheres.
Palavras-chave
   Gênero, Relações de Gênero, Educação Profissional
Público-Alvo
  
Situação
  Atividade COM RELATORIO FINAL
Contato
  
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